O leitor Gabriel Governo encontrou este animal em Ourém a 7 de Outubro de 2021 e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.
“Encontrei este animal escondido na calhe do portão da minha garagem, em Ourém, Santarém”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um escorpião (Buthus sp.)
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
Este é um escorpião ou lacrau ou alacrau.
O único género de escorpião nativo em Portugal pertence ao género Buthus e esta foto é claramente um exemplar deste género.
Infelizmente a sistemática dos escorpiões portugueses complicou-se este ano, com a publicação de duas espécies novas que têm que ser somadas à espécie que sempre se conheceu no país, e que se chama Buthus halius.
A espécie que sempre se conheceu chamou-se, até 2004, Buthus occitanus (Amoreux, 1789). Esta espécie, na verdade, só existe na zona este da Península Ibérica e sul de França.
Em 2004 foi descrita uma espécie, Buthus ibericus Lourenço and Vachon, 2004 que se pensou ser a identidade correta da espécie que também ocorre em Portugal. Esta espécie, na verdade, só existe no sul da Andaluzia.
Mais recentemente foi recuperada uma espécie descrita há muitos anos, Buthus halius (C. L. Koch, 1839) que se assumiu ser a espécie que existe no nosso país. Eu tenho dados genéticos ainda não publicados que corroboram esta decisão e as distribuições mais reduzidas das espécies acima descritas.
Mas dois investigadores publicaram duas novas espécies, Buthus lusitanus Lourenço, 2021 (de Manteigas, Serra da Estrela) e Buthus gabani Teruel & Turiel, 2021 (do cabo de São Vicente, Algarve). Não é ainda claro se estas novas espécies serão válidas ou não.
Resumindo, eu creio que se pode chamar à espécie de escorpião em Portugal Buthis halius, mas até termos a certeza se as duas novas espécies de Buthus são válidas, e nesse caso, qual será a sua distribuição no país, não podemos afirmá-lo com 100% de certeza.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.