O leitor Ricardo Madeira fotografou este cogumelo na zona de Serpa, a 19 de dezembro passado, e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.
“Fotografei este fungo na “serra”de Serpa. Sabem identificar? Alguma curiosidade sobre este cogumelo? É de pequenas dimensões, não tem mais de 5 centímetros”, perguntou Ricardo Madeira, numa mensagem enviada à Wilder.
Tudo indica que se trata de um cogumelo da espécie Hygrocybe miniata.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
As fotografias enviadas, sem ser possível observar o himénio (parte inferior do chapéu), apontam para uma Hygrocybe miniata.
Trata-se de uma das espécies do género Hygrocybe mais pequenas, relativamente comuns no nosso país, frutificando em áreas de matos e pradarias.
As Hygrocybe têm sido classificadas como saprófitas, mas atualmente considera-se, com o avanço da ciência, que poderão estabelecer relações simbióticas com os musgos e/ou outras plantas.
É um cogumelo fácil de identificar, devido à sua cor vermelha/laranja e lâminas de cor amarelas, claramente afastadas. O diâmetro do chapéu não vai além dos 2 a 3 cm, com altura máxima de 6 a 7 cm. O pé apresenta a mesma cor do chapéu. A textura do chapéu é cerosa. Cresce de forma gregária, em grupos, com vários exemplares.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.