O leitor Paulo Cunha encontrou esta cobra perto de Bucelas a 27 de Setembro e pediu para saber qual a espécie. Guilherme Caeiro Dias ajuda.
“Encontrámos esta cobra pequena junto a uma palete de madeira. Acabou por se esconder, mas gostaríamos de saber que espécie é e se pode ser venenosa e perigosa”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma cobra-de-ferradura (Hemorrhois hippocrepis).
Espécie identificada e texto por: Guilherme Caeiro Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
Nesta foto vemos uma cobra-de-ferradura (Hemorrhois hippocrepis) juvenil.
O nome vem da mancha escura em forma de “U” ou ferradura na cabeça que é bem visível nesta foto.
Também como vemos nesta foto, normalmente os juvenis tem os padrões de coloração com manchas escuras bem definidas em relação ao fundo mais claro.
Esta espécie não produz veneno, sendo portando a sua mordedura inofensiva para as pessoas.
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.