O leitor Paulo Milheiro Maia fotografou esta cobra no rio Ovil, Baião, a 18 de Agosto e pediu ajuda na identificação. Luís Ceríaco responde.
Paulo Milheiro Maia explicou à Wilder que encontrou a cobra no rio Ovil, em Baião, numa altura do ano em que o rio já tinha pouca água. A cobra tinha cerca de 30 centímetros. “Estava a nadar contra-corrente e encostou-se à berma. Foi assim possível apanhá-la e fotografá-la neste recipiente. Foi depois libertada. De que espécie se trata?”, escreveu o leitor.
Trata-se de uma cobra-de-água-viperina (Natrix maura).
Espécie identificada por: Luís Ceríaco, especialista em répteis e investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
De acordo com o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal”, lançado em Novembro de 2017, esta é uma espécie que vive um pouco por toda a parte em Portugal.
É uma cobra de tamanho médio, que mede entre 60 a 130 centímetros de comprimento. Pode ser castanha, cinza, verde ou amarelada.
Tem hábitos diurnos e está activa desde a Primavera até ao começo do Outono. Nos meses mais frios costuma hibernar.
Segundo Luís Ceríaco, é inofensiva.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.