A leitora Cláudia Abreu fotografou uma cobra em Vilar de Mouros a 10 de Novembro e quis saber a que espécie pertence. Diogo Parrinha responde.
“Hoje (10 de Novembro) de manha em Vilar de Mouros apareceu dentro de casa junto a uma porta janela. Julgo ser uma cobra de água que devia estar a hibernar, mas como tem estado calor elas ainda andam aí. Atirei-a lá para fora. Devia ter uns 12 ou 15 centímetros”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma cobra-de-água-de-colar-mediterrânica (Natrix astreptophora).
Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.
“É um juvenil de cobra-de-água-de-colar-mediterrânica (Natrix astreptophora), inofensiva”, respondeu Diogo Parrinha.
A cobra-de-água-de-colar-mediterrânica (Natrix astreptophora) é uma boa nadadora.
Pode ultrapassar os 150 centímetros de comprimento total, sendo as fêmeas habitualmente maiores que os machos, segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora.
“A coloração dorsal é variável, variando entre o verde-oliváceo, o acinzentado, o acastanhado ou mesmo o pardo; exibe um padrão de pequenas manchas negras irregulares, espalhadas ao longo do corpo.”
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. rabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.