A leitora Marina Morais Ferreira encontrou esta cobra a 26 de Agosto no Turcifal e pediu ajuda na identificação da espécie. José Carlos Brito responde.
“Encontrei na minha piscina, no dia 26/08, uma cobra de porte pequeno, cujo registo fotográfico anexo. Pelo que pude analisar nada bastante bem. Conseguem identificar a espécie? É perigosa?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma cobra-d’água-de-colar-mediterrânica (Natrix astreptophora).
Espécie identificada por: José Carlos Brito, especialista em répteis no BIOPOLIS-CIBIO.
“Trata-se de um juvenil de Cobra-de-água-de-colar (Natrix astreptophora), facilmente identificável pela presença de um colar de coloração amarela entre duas manchas negras em torno do pescoço”, explicou José Carlos Brito.
“É uma espécie totalmente inofensiva, alimentado-se principalmente de peixes e anfíbios. Como o nome indica, geralmente encontra-se nas imediações de pontos de água.”
Pode ultrapassar os 150 centímetros de comprimento total, sendo as fêmeas habitualmente maiores que os machos, segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora.
“A coloração dorsal é variável, variando entre o verde-oliváceo, o acinzentado, o acastanhado ou mesmo o pardo; exibe um padrão de pequenas manchas negras irregulares, espalhadas ao longo do corpo.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.