A leitora Leonor Ribeiro fotografou esta planta a 8 de Abril em Odemira, junto ao rio Mira, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se da espécie Cistanche phelypaea.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A inflorescência da fotografia pertence à Cistanche phelypaea (L.) Cout., uma espécie da família Orobanchaceae.
A Cistanche phelypaea é nativa do Sudoeste da Europa, Norte de África, ilhas dos Açores, Cabo Verde, Canárias, Creta, Chipre e Sudoeste da Ásia. Em Portugal é comum encontrar esta planta em sapais e estuários dos rios Tejo, Sado, Mira, entre outros, especialmente no Baixo Alentejo e Algarve.
Esta planta apresenta caules robustos, folhas muito pequenas, com aspeto de escamas e inflorescências vistosas, com flores grandes e amarelas, organizadas em espigas, como a que podemos ver na fotografia.
A Cistanche phelypaea floresce entre março e junho.
Sendo uma planta parasita, depende totalmente de outras plantas para se alimentar. Algumas espécies da família Amaranthaceae (anteriormente Chenopodiaceae) servem de hospedeiras, como por exemplo a salgadeira (Atriplex halimus), a gramata-branca (Atriplex portulacoides) e a valverde-do-sapal (Suaeda vera).
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.