O leitor António Santos encontrou este caracol na Serra de Sintra a 24 de Outubro e pediu ajuda na identificação da espécie. Gonçalo Calado responde.
“Gostaria de saber mais sobre este caracol. Foi avistado na Serra de Sintra, junto à Peninha, em 24/Outubro. Terá cerca de 2,5cm. Vejo estes caracóis ‘riscados’ de amarelo e preto com regularidade em trilhos de Sintra, a maioria das vezes já comidos e com diversas cascas amontoadas (3, 5, 10?). Creio que será algum animal que os ‘caça’ e come no mesmo lugar. Gostava igualmente de saber que tipo de animal poderá ter este comportamento”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um caracol-riscado (Cepaea nemoralis).
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
Esta é uma das espécies mais comuns de caracóis terrestres da Europa. E uma das maiores.
A cor da concha varia bastante, podendo ir dos avermelhados, acastanhados, amarelados até aos cremes. Os caracóis podem ter uma ou mais tiras castanho-escuro, ou até nenhuma.
Este caracol é um bom colonizador e pode ser visto em parques e jardins ou em terrenos abandonados nas cidades.
Alimenta-se de plantas mortas ou em processo de decadência.
Aves e ratinhos são os predadores mais comuns deste caracol.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.