A leitora Rita Olivença fotografou este insecto a 16 de Maio de 2019 em Odiáxere e quis saber qual a espécie a que pertence. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Vivo em Lagos, no campo, na freguesia de Odiáxere e tenho verificado que existem muitos insectos destes na minha zona… Não posso estender a roupa no jardim que fica tudo cheio deles. São voadores”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um cantarídeo-vermelho (Rhagonycha fulva).
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Este é um exemplar de cantarídeo-vermelho, Rhagonycha fulva, uma espécie fácil de reconhecer pelo formato do corpo e pela coloração.
O cantarídeo-vermelho existe em todo o país e os adultos são muito abundantes em flores de cenoura brava e outras umbelíferas entre abril e agosto.
É uma espécie omnívora no estado adulto (dieta de pólen, néctar, pequenos insetos). Mas enquanto larva é predominantemente predadora no solo, por isso eu diria que será potencialmente auxiliar, embora com um papel muito menos significativo do que joaninhas e crisopas, por exemplo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.