O leitor Pedro Palminha fotografou este cágado em Junho em Beja e pediu para saber de que espécie é. Gonçalo Costa responde.
“Encontrei esta tartaruga numa estrada, em Beja. Gostava de saber a vossa opinião relativamente a que espécie se trata”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa).
Identificação e texto por: Gonçalo Costa, biólogo do cE3c & CHANGE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
“É uma Mauremys leprosa! É uma das duas espécies de cágados portugueses, sendo a outra Emys orbicularis“, respondeu Gonçalo J. Costa. “Que sorte! É óptimo ver espécies portuguesas a aparecer do que as cada-vez-mais-comuns espécies invasoras.”
A espécie em questão é um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa), espécie autóctone de Portugal.
O cágado-mediterrânico é, a par do cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), uma das duas espécies selvagens de cágados de Portugal.
Esta espécie, que pode viver 35 anos, não está ameaçada mas a perda de habitat é um problema que poderá levar a um declínio populacional.
Nesta espécie, os machos atingem a maturação sexual por volta dos 4 anos e as fêmeas entre os 6 e 7 anos, dependendo da disponibilidade de recursos. Os cágados realizam a cópula na Primavera e as posturas entre os meses de Maio a Julho. As crias saem dos ninhos durante o mês de Março.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.