A leitora Maria Feitor fotografou esta ave a 30 de Setembro de 2023 na A8 e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias responde.
“O ano passado, a 30 setembro 2023, este milhafre estava na A8, sentido norte -sul em plena via. Sem pensar, encostei e sem o colete comecei a desviar o trânsito e a enxotá-lo para a berma porque estava ferido. Após vários contactos, a concessionária veio em auxílio e ligou para uns serviços que iriam resgatar o animal. Infelizmente como a GNR já estava avisada que andava uma maluca sem colete na estrada, deixei-o com o funcionário da autoestrada e fui embora. Mas adoro estas aves e gostava de saber, realmente a sua origem”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um bútio-comum (Buteo buteo).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
O bútio-comum é uma das rapinas mais abundantes em Portugal, segundo o portal Aves de Portugal. Tem uma característica marca em meia-lua no peito.
“Frequentemente observado em poisos ao longo das estradas, torna a sua identificação mais fácil quando encontrado nestes locais.”
“O bútio-comum encontra-se bastante bem distribuído pelo território português, sendo a única espécie de ave de rapina presente em todas as regiões do país. É comum, escasseando apenas nos extremos norte e sul de Portugal Continental. Os números desta espécie aumentam durante o Inverno devido à chegada de efectivos provenientes do Norte da Europa. No entanto, a nossa população é basicamente residente, pelo que pode ser encontrado durante todo o ano.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.