O leitor Gabriel Pessoa encontrou esta ave na zona de Cantanhede a 23 de Março e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias responde.
“Encontrei esta ave nos Palheiros da Tocha, Cantanhede, Coimbra, em 23/03/2025. Poderiam-me dizer que espécie é, por favor?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma felosa-comum (Phyllloscopus collybita).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Trata-se de uma felosa do par felosa-comum / felosa-ibérica (Phyllloscopus collybita / Phylloscopus ibericus).
Atendendo à data não é possível fazer uma identificação segura só com esta foto, dado que em Março ocorrem ambas as espécies, mas atendendo ao habitat eu inclino-me mais para a primeira.
A felosa-comum é uma pequena ave insectívora e uma invernante muito comum no nosso país. Mas é raro fazer ninho em Portugal.
As aves que podemos ver durante o Inverno – especialmente a partir do início de Outubro, vindas do Reino Unido, França e Países Baixos – procuram habitats muito diversos, desde quintas, jardins e parques das cidades até pomares, hortas, montados, pinhais e zonas húmidas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.