O leitor Paulo Leitão fotografou esta borboleta a 19 de Abril no Seixal e quer saber qual a espécie. Eduardo Marabuto responde.
“Trata-se de uma mariposa fêmea com um padrão bastante vistoso que o meu pai apanhou junto da Ficus carica e que me disse não voar; achei estranho e quando vi os ovos percebi logo o porquê. Gostávamos de saber os nomes, a alimentação das lagartas, se é autóctone, etc”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma borboleta Zeuzera pyrina.
Espécie identificada e texto por: Eduardo Marabuto, entomólogo.
Trata-se de uma Zeuzera pyrina.
É uma borboleta nocturna com um padrão muito vistoso mas que ainda assim passa facilmente despercebida.
É uma espécie autóctone com um espectro ecológico bastante ecléctico, mas cujos hábitos, às vezes, a colocam em contencioso connosco. É que no que toca a alimentação, as lagartas minam os troncos de várias espécies lenhosas como árvores de fruto ou salgueiros e oliveiras, podendo levar ao seu enfraquecimento e morte.
Contudo, na maioria das situações, actualmente a espécie não causa problema.
Está presente em todo o país, mas é evidentemente mais comum nas zonas rurais com pequenas parcelas agrícolas heterogéneas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.