O leitor Artur Cadete fotografou esta borboleta junto à Ria de Aveiro a 7 de Janeiro e quis saber qual a espécie. Albano Soares responde.
“Num passeio junto à Ria de Aveiro, deparei-me com umas borboletas muito vistosas. Investigando, descobri num terreno alagadiço nesta área, muitas plantas altas onde havia borboletas, lagartas e casulos. Isto há cerca de dois meses. A planta penso ser a Gonphocarpus physocarpus. Um nicho espetacular. Que borboleta é?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se da borboleta monarca (Danaus plexippus).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Por vezes, esta borboleta sobe do Algarve, onde tem populações permanentes, até Norte onde exista o Gonphocarpus. Pode ter também origem em exemplares libertados para embelezar casamentos”, respondeu Albano Soares.
Esta é, provavelmente, a mais famosa das borboletas.
As suas populações são naturais da América do Norte e são conhecidas por realizarem a mais longa migração realizada por um invertebrado numa única geração. Infelizmente, devido à destruição dos habitats onde hibernam, estas populações estão muito ameaçadas com declínios de mais de 80% nos últimos 25 anos.
Com grande potencial de voo e de dispersão, as monarcas também colonizaram nos últimos 200 anos a Europa, Norte de África e a Austrália.
Em Portugal, temos populações residentes no Algarve e no Alentejo litoral, em locais onde existe a sua planta hospedeira, o algodoeiro-falso (Gomphocarpus fruticosus).
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder está disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.