O leitor Carlos de Almeida encontrou esta lagarta a 26 de Março de 2019 no Parque Urbano de Fitares, Sintra, e pediu para saber qual é a espécie. Eduardo Marabuto responde.
“Embora me interesse por borboletas diurnas, apenas vou sabendo identificá-las no estado imago, pelo que vos peço ajuda na identificação desta espécie (que até poderá pertencer às borboletas-noturnas). A lagarta foi fotografada sob uma galeria ripícola de uma pequena ribeira (ribeira das Jardas), no concelho de Sintra (parque urbano de Fitares)”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma lagarta da borboleta Lasiocampa quercus.
Espécie identificada por: Eduardo Marabuto, entomólogo.
“Esta é uma Lasiocampa quercus, espécie de hábitos florestais que aparece com alguma frequência na zona de Sintra”, explicou Eduardo Marabuto.
A Lasiocampa quercus é uma espécie descrita em 1758 e pertence à família Lasiocampidae (tal como a borboleta Lasiocampa trifolii que já foi identificada no “Que Espécie é Esta”).
Os machos adultos podem chegar aos 70 milímetros e as fêmeas aos 99 milímetros.
Esta borboleta, que ocorre quase por toda a Europa, está em voo, na fase adulta, no Verão, como este indivíduo observado no início de Setembro em Almargem do Bispo.
Passa o Inverno enquanto lagarta e pode ser vista em arbustos ou árvores não muito grandes no Outono e princípios da Primavera.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.