O leitor Gustavo Silva encontrou esta borboleta nocturna a 9 de Setembro em Almargem do Bispo, Sintra, e pediu para saber qual é a espécie. João Nunes responde.
“De entre as que conheço, é a maior que encontrei até hoje nesta zona. Agradecia muito se conseguissem identificar”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma borboleta Lasiocampa quercus.
Identificação por: João Nunes, investigador de borboletas nocturnas e colaborador no projecto Rede de Estações de Borboletas Nocturnas
Segundo o investigador, a borboleta que o leitor fotografou é uma fêmea.
A Lasiocampa quercus é uma espécie descrita em 1758 e pertence à família Lasiocampidae (tal como a borboleta Lasiocampa trifolii que já foi identificada no “Que Espécie é Esta”).
Os machos adultos podem chegar aos 70 milímetros e as fêmeas aos 99 milímetros.
Esta borboleta, que ocorre quase por toda a Europa, está em voo, na fase adulta, no Verão. Passa o Inverno enquanto lagarta (como a que foi observada pela leitora Maria Ferreira em Novembro de 2020) e pode ser vista em arbustos ou árvores não muito grandes no Outono e princípios da Primavera.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.