O leitor Pedro Barros encontrou esta borboleta na região de Meda, Guarda, a 30 de Abril e pediu ajuda para a identificar. Eva Monteiro responde.
Pedro Barros encontrou esta borboleta em Casteição. “Já vi três ou quatro, chamam à atenção pela dimensão (mais do dobro de uma vulgar) e pelos ‘olhos’ bem definidos nas asas.”
“É enorme, tem uma envergadura superior à palma da minha mão.”
Trata-se da borboleta Grande-pavão-nocturno (Saturnia pyri).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A borboleta da fotografia é a Grande-pavão-nocturno (Saturnia pyri), a maior borboleta nocturna de Portugal e da Europa.
É frequente em zonas arborizadas e, por vezes, mesmo em zonas urbanas.
As lagartas, também muito bonitas, alimentam-se de folhas de diversas árvores (amieiros, chopos, salgueiros, freixos, etc.).
Só tem uma geração por ano e os adultos vêm-se de Abril a Junho.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.