O leitor Joaquim António de Oliveira fotografou esta borboleta a 8 de Abril em Santa Clara-a-Velha, Baixo Alentejo, e pediu para saber qual a espécie. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Ela me apareceu em casa onde tenho vários materiais que serviram de proteção a objetos recebidos pelo correio. Uma bela prenda. Muito mansinha, fotografei-a, ao anoitecer pu-la à porta de casa para que voasse, e lá se foi sem pressas… Curiosas cores, o preto e o amarelo oferecem contraste de maior leitura”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da borboleta Arctia villica.
Espécie identificada e texto por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Estas são borboletas nocturnas que podem chegar a ter 60 milímetros de envergadura de asa, segundo o Pólo da Mitra, da Universidade de Évora.
Os adultos têm asas posteriores de cor amarela com pintas e manchas pretas.
Podemos observar esta espécie em voo entre Abril e Julho, especialmente em orlas de bosques, matos e zonas com muitas flores.
É uma borboleta da família Erebidae e foi descrita para a Ciência em 1758.
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.