O leitor Luís A. Ribeiro fotografou esta alga na praia do Labrego, Vagos, Aveiro, a 15 de Setembro e pediu ajuda na identificação. João Canilho responde.
“Encontrei esta alga hoje de manhã, 15 de Setembro, na praia do Labrego, Vagos, Aveiro”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da macroalga castanha Saccorhiza polyschides.
Espécie identificada e texto por: João Canilho, curador da exposição “Phycologia“, patente de 4 de Julho a 13 de Outubro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
Curiosamente, este é um exemplar completo – e mais umas quantas lâminas (o termo para as “folhas” das macroalgas) de outros exemplares da mesma espécie – da macroalga castanha Saccorhiza polyschides, da qual já falámos dos seus bolbos rizóides na identificação do “Que espécie é esta?” , a 12 de Setembro passado.
A macroalga em causa é uma alga bastante semelhante ao grupo das Laminárias, e que, tal como as últimas, pode atingir mais de dois metros de comprimento.
São estas as macroalgas que, por esta altura do equinócio do outono – quando as marés baixa e alta são, respetivamente, mais baixas e mais altas do que o normal – que os Sargaceiros, ainda mais a norte, colhiam para utilização nos campos enquanto fertilizante biológico.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.