A leitora Maria José Santos encontrou este insecto a 2 de Outubro em Póvoa de Penafirme e pediu para saber qual é a espécie. Sónia Ferreira responde.
“Moro no campo (Póvoa de Penafirme) e, por vezes, encontro nas paredes da minha casa este insecto, umas vezes escuro como o de hoje, outras claro, parecendo palhinhas de feno. Seria possível a identificação do mesmo? E é perigoso?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um bicho-pau-indiano (Carausius morosus).
Identificação e texto por: Sónia Ferreira, investigadora do CIBIO-InBIO e coordenadora do projecto Polinizadores de Portugal
Pelas antenas longas bem visíveis deve tratar-se da espécie exótica e partenogenética de bicho-pau que ocorre em Portugal, já conhecida em diversos locais. As nossas espécies têm antenas muito mais curtas.
A maior parte dos registos tem sido feita junto ao litoral e aos grandes centros urbanos. Provavelmente resultado de fugas de animais de estimação.
O bicho-pau-indiano é um animal que está mais activo de noite, quando se alimenta; durante o dia descansa, muitas vezes nas plantas das quais se alimenta.
As fêmeas podem chegar aos 100 milímetros de comprimento e ter tons dos esverdeados aos castanhos-escuros.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.