A leitora Carla Lopes fotografou estes insectos a 22 e 23 de Fevereiro em Sarilhos Pequenos e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.
Carla Lopes observou estes insectos ao final da tarde/início da noite, que voavam e caíam no chão. “Parecem ser atraídos pela luz do nosso quintal e ficarem desorientados com o branco das paredes ou portadas da casa. Chocam com muita força contra as paredes e muros e caem no chão de patas para cima”, explicou à Wilder.
Trata-se do besouro Melolontha papposa.
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Estes são besouros em tons de castanho e têm hábitos crepusculares e nocturnos. Emergem por volta do mês de Março e Abril.
As fêmeas põem os ovos debaixo do solo e as larvas alimentam-se de raízes de plantas.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Descubra o Calendário Wilder 2020
Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro.
Saiba aqui como adquirir.
Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.