A leitora Fernanda Campos fotografou esta planta a 22 de Novembro na zona de Leiria, e quer saber qual a espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.
“Encontrei esta planta num terreno onde foram cortadas todas as árvores, numa zona relativamente argilosa em Bidoeira, na zona de Leiria. Podem ajudar-me a identificá-la?”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata da flor azedinha (Oxalis purpurea).
Espécie identificada e texto por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas ([email protected]).
Trata-se de um exemplar de Oxalis purpurea (Aiton) Sherff., pertencente à Família Oxalidaceae.
As espécies de Oxalis são conhecidas por azedinha.
É uma planta nativa da Originária África do Sul e naturalizada no Sudoeste da Europa.
É frequentemente encontrada em terrenos incultos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.