O leitor Victor Machado fotografou esta aranha em Terras de Bouro, a 9 de Julho, e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.
Tratar-se-á de uma aranha tecedeira-cornuda (Larinioides cf. cornutus), a confirmar.
Espécie identificada por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.
Parece ser uma fêmea de Larinioides cf. cornutus.
Esta é uma espécie de teia orbicular que é usualmente encontrada no meio da sua teia (como se vê na foto) e que prefere morar perto de água e chega a contruir teias enormes que vão de uma margem à outra de rios.
É por isso uma excelente predadora de insectos que se reproduzem na água, como os mosquitos e não se parece incomodar muito com pessoas, porque consegue habitar zonas urbanas se houverem sufecientes espacos verdes perto de água.
Se dermos algum espaco à natureza esta consegue adaptar-se extraordinariamente bem a viver comnosco.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.