Banner

Foto: Domingue/Wiki Commons

Que espécie é esta: aranha-dos-troncos-grande

29.12.2023

O leitor André Pita filmou uma aranha no seu quarto em Monte Gordo, Algarve, e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa ajuda.

“Encontrei de manhã esta aranha no meu quarto”, indicou André Pita numa mensagem enviada à Wilder a 28 de Dezembro. “Desconfio de que seja uma aranha-lobo, mas acho estranho nesta zona de Monte Gordo. Como chegou até aqui?”, questionou também.

Tudo indica que se trata não de uma aranha-lobo, mas sim de uma aranha-dos-troncos-grande (Zoropsis spinimana).

Espécie identificada: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

“Creio que a aranha não é um lycosideo, mas sim a costumeira Zoropsis spinimana“, indicou este biólogo, referindo-se a uma espécie conhecida pelo nome comum de aranha-dos-troncos-grande.

“A aranha Zoropsis spinimana é muito semelhante às aranhas-lobo; no entanto, tem a capacidade de trepar mais desenvolvida, pois ao contrário daquelas, tem tufos de pêlo adesivos na ponta das patas”, descreveu também.

André Pina perguntou também se esta aranha o poderia ter mordido se estivesse dentro da cama. Numa identificação anterior relacionada com uma mordidela de aranha, Pedro Sousa já tinha explicado que estas aranhas podem tentar defender-se mordendo, mas só quando se sentem encurraladas.

“De qualquer forma, as mordeduras parecem ter apenas efeitos moderados”, indicou também este aracnólogo, citando um registo suíço, acrescentando que está previsto que os efeitos desapareçam “passados poucos minutos ou horas”.

De acordo com o mesmo responsável, a aranha-dos-troncos-grande é robusta e pode encontrar-se ativa todo o ano. São capazes de subir a superfícies como vidro, ao contrário de espécies com aspecto semelhante, como as aranhas-lobo.

São muitas vezes encontradas junto a construções humanas, onde procuram abrigo não só dentro de vasos e outros recipientes, mas também em pilhas de lenha ou debaixo da sua casca.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss