A leitora Marta Lucas encontrou uma aranha numa horta em Cascais, no dia 21 de Outubro, e quis saber a espécie. Pedro Sousa responde.
“Encontrei esta aranha na zona onde faço composto no talhão da horta (Hortas Comunitárias, Parede, Cascais)”, escreveu Marta Lucas numa mensagem enviada à Wilder, indicando também que a aranha em questão media entre dois a quatro centímetros.
Tudo indica que se trata de uma aranha da família Dysderidae, muuto provavelmente do género Dysdera.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Pelo aspeto geral, esta aranha pertence à família Dysderidae. Muito provavelmente é uma Dysdera, o género mais comum dessa família. A maioria das espécies deste grupo alimenta-se de bichos-de-conta (isópodes terrestres).
Se a aranha fotografada tem realmente um grande tamanho, pode aliás tratar-se da espécie Dysdera crocata, mas essa é apenas uma hipótese. Esta espécie é oportunista, tendo-se espalhado desde o Mediterrâneo até outras partes do planeta.
Se for com efeito uma aranha da espécie Dysdera crocata, aconselho a leitora a que a aborde com algum cuidado. Esta é uma das poucas espécies de aranhas agressivas se forem perturbadas, no nosso país. E a sua mordida é capaz de atravessar a pele e causar dor e inchaço local, embora não tenha um efeito prolongado no tempo, creio.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.