Ana Ferreira encontrou uma aranha num recreio escolar em Alfena, concelho de Valongo, e pediu para saber se é perigosa. Pedro Sousa ajuda.
“Poderiam ajudar a identificar esta espécie? Apresenta algum perigo para crianças?”, perguntou Ana Ferreira, numa mensagem enviada à Wilder sobre a aranha que fotografou a 12 de Outubro.
Poderá tratar-se de uma aranha do género Araneus.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Apesar de as fotografias não permitirem ter certezas, até por não existir uma escala que ajude a perceber melhor o tamanho desta aranha, pode tratar-se de uma aranha do género Araneus.
Estas aranhas podem atingir “grandes” dimensões e fazer grandes teias orbiculares. Não são agressivas, apenas tentando morder se se sentirem ameaçadas e sem hipótese de fuga. A sua primeira reação em relação a alguma ameaça que surja é subir pela teia ou deixarem-se cair, controladamente, até ao solo.
Ainda assim, não conheço registos de que alguém tenha sido mordido ou de que o seu veneno represente perigo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.