O leitor António Pereira fotografou esta aranha a 16 de Setembro de 2023 em Gueifães, Maia, e quis saber a que espécie pertence. Pedro Sousa responde.
“Encontrei esta aranha na minha garagem. Local: Gueifães – Maia, dia 16/09. Podem ajudar na identificação?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma aranha-de-casa (Tegenaria sp.).
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
As fotos não são suficientemente boas, mas quase, para confirmar que tipo de aranha é.
Assim, com cerca de 90% de certeza, creio que se trata de uma Tegenaria ou Eratigena.
Algumas espécies dos dois géneros são muito semelhantes e não podem ser distinguidas apenas com fotos.
As aranhas destes dois géneros são muito semelhantes e algumas delas podem viver dentro de habitações humanas.
São aranhas comuns por exemplo em caves ou muros, onde fazem teias em forma de triângulo horizontais, construindo uma espécie de lençol de seda não pegajosa. Quando alguma presa aí caí, a aranha sente essa vibração, sai do seu abrigo circular na ponta da teia, caminha rapidamente por sobre esse “lençol” e captura a presa.
Pela minha experiência, estas aranhas, apesar do seu tamanho por vezes considerável, não são agressivas e preferem fugir quando encontradas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.