A leitora Fernanda Gomes fotografou esta aranha em Outubro em Lisboa e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.
“Esta fotografei na zona de Lisboa nas traseiras da casa do meu filho. Será inofensiva?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma aranha do género Argiope.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Infelizmente apenas podemos saber que é uma Argiope.
As aranhas Argiope – também conhecidas como aranhas-vespa por causa das suas cores amarela, preta e branca – podem ver-se de Junho a Novembro.
Os machos são mais pequenos do que as fêmeas; eles medem cerca de um centímetro e elas podem chegar aos três centímetros.
Há mais de 800 espécies de aranhas em Portugal. No entanto, a esmagadora maioria é demasiado pequena para ser um problema para os seres humanos; nem sequer são capazes de perfurar a pele humana.
Mais que isso, as aranhas, quando em perigo, reagem escapando. Correm para longe, deixam-se cair das suas teias, escondem-se nas suas tocas.
Há talvez uma mão cheia de aranhas agressivas como primeiro comportamento, procurando intimidar o predador para que este recue. E menos ainda, as espécies com venenos potencialmente problemáticos para o ser humano em Portugal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.