A leitora Dulce d’Araújo fotografou esta planta na Azambuja a 21 de Fevereiro e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.
Tratar-se-á de alho-branco (Allium neapolitanum Cirillo).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Diria que se trata de alho-napolitano ou alho-branco (Allium neapolitanum Cirillo).
Trata-se de uma planta perene da família Amaryllidaceae, nativa da região do Mediterrâneo.
Tem uma ampla distribuição em Portugal, estando presente tanto no continente como nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, tendo sido introduzida neste último.
Apresenta folhas longas e estreitas, além de inflorescências globulares compostas por pequenas flores brancas em forma de estrela. Floresce entre fevereiro e maio.
É frequentemente cultivada como planta ornamental devido à sua beleza e rusticidade, adaptando-se bem a jardins e espaços verdes, no entanto, em algumas regiões pode comportar-se como espécie invasora, espalhando-se rapidamente através dos bolbos subterrâneos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.