No mês de Dezembro não podiam faltar as sugestões de livros para oferecer no Natal. Estas são cinco maravilhosas sugestões para tornar feliz quem gosta da natureza.
RIOS DE MONTANHA – NOS DOMÍNIOS DO MELRO-D’ÁGUA
Por João Cosme
João Cosme
Data de publicação: Novembro 2018
Preço: 30 euros mais portes de envio
Este livro, com fotografias e textos de João Cosme, é o resultado de seis anos a acompanhar o melro-d’água (Cinclus cinclus), uma das aves mais peculiares dos rios de montanha. Através das imagens e dos textos (em Português e Inglês) descobrimos o habitat desta espécie, desde os rios Vouga e Paiva às serras do Caramulo, Arada, Freita e Montemuro. Com esta publicação o autor pretende mostrar a importância deste habitat e contribuir para a promoção daquele território onde vivem, além do melro-d’água muitas outras espécies. No livro pode encontrar algumas, desde libélulas e lagartos-de-água a trepadeiras-azuis, guarda-rios e águias-reais. (O livro não está à venda em livrarias. Para mais informação sobre esta publicação contacte: [email protected])
VIVER SEM PLÁSTICO – UM GUIA PARA MUDAR O MUNDO E ACABAR COM A DEPENDÊNCIA DO PLÁSTICO
Por Will McCallum
Objectiva
Data de publicação: Agosto 2018
Preço: 14,90 euros
A cada ano são largadas nos oceanos cerca de 12,7 toneladas de plástico, matando mais de um milhão de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos. Em 2050 estima-se que haverá, em peso, mais plástico do que peixe nos oceanos. A poluição pelo plástico é o flagelo ambiental da nossa era, mas como podemos fazer a diferença? Este guia, assinado pelo activista anti-plástico, vai ajudá-lo a fazer pequenas mudanças que farão a diferença, desde comprar copos de café reutilizáveis a fazer recolhas de lixo no parque ou praia da sua zona de residência.
GUIA DAS AVES DE PORTUGAL (2ª edição)
Por Hélder Costa
Lynx
Data de publicação: Novembro 2018
Preço: 20 euros
Sete anos depois do lançamento do Guia das Aves de Portugal – com as espécies selvagens que ocorrem com regularidade no nosso país – chega agora uma nova edição mais actualizada e com algumas novidades. Além de textos revistos, 100 novos mapas e mais 49 espécies, o guia tem agora códigos QR que dão acesso a sons, vídeos e fotografias de cada espécie. Este é um guia destinado a um público que procura informação de base para se iniciar na fascinante actividade da observação de aves mas também a um público mais experiente que precisa de ter à mão dados actualizados sobre as aves de Portugal.
O PARQUE – BIODIVERSIDADE EM SERRALVES
Por Fedra Santos e CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Fundação Serralves
Data de publicação: Dezembro 2018
Preço: 10 euros
O Parque de Serralves, no Porto, além de ser constituído por jardins especiais e um Museu de Arte Contemporânea, é um local onde vivem, se alimentam e se reproduzem muitos seres vivos. Neste livro, recheado de ilustrações de Fedra Santos, descubra os animais, as plantas e os outros seres vivos que habitam e visitam o Parque ao longo das quatro estações do ano. (À venda na livraria da Fundação Serralves)
Por Maria José Costa, Emanuel Gonçalves (fotografias), Pedro Salgado (aguarelas e coordenação de ilustração)
Edições Afrontamento
Data de publicação: Julho 2018
Preço: 38 euros
Peixes de Portugal é o primeiro álbum de divulgação científica na área da Ictiologia a apresentar ao público português uma lista de todas as espécies de peixes existentes no nosso país. É uma resposta ao crescente interesse e fascínio em torno do mar e do ambiente marinho, quer por parte de cientistas, quer do público em geral. Da autoria de Maria José Costa, consagrada ictiologista, esta obra – com aguarelas de Pedro Salgado e fotografias de Emanuel Gonçalves a convidar à imersão no paraíso – é principalmente um atlas, embora também possa e deva servir como um guia para identificação das famílias dos peixes de Portugal e das respectivas características, e para iniciação de alunos e de outros interessados.
[divider type=”thick”]Precisamos pedir-lhe um pequeno favor…
Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.