O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, em Albergaria-a-Velha, tem patente a exposição de fotografia “Biodiversidade – Olhares que falam”, promovida pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
A mostra reúne imagens de vários fotógrafos que destacam a beleza da biodiversidade e a importância da sua preservação.
A exposição, “mais do que um registo visual, pretende ser um convite à reflexão sobre o papel de cada um na proteção do ambiente”, segundo um comunicado.
As imagens apresentadas são de autoria de Aldiro Pereira (responsável pela curadoria), António Vieira, António Calado & Sandra Craveiro, Beatriz Vieite, Cláudio Brandão, Daniel Mêdas, Júlio Neto, Lísia Lopes e a Unidade Vida Selvagem.
A biodiversidade é a variedade de formas de vida que existem no nosso planeta, desde os micro-organismos até às grandes plantas e animais, englobando a diversidade de espécies, de genes e de ecossistemas. A perda de biodiversidade pode afetar o funcionamento dos ecossistemas e a oferta de serviços ambientais, como a regulação do clima, a purificação da água, a polinização, a produção de oxigénio. Além disso, a sua redução pode diminuir as opções alimentares, a descoberta de medicamentos e outros produtos, prejudicando a saúde, a economia e a qualidade de vida das pessoas.
Esta exposição “pretende contribuir para uma sensibilização coletiva, promovendo um olhar mais atento ao ambiente que nos rodeia e, quem sabe, talvez dar outra dimensão a palavras como proteção e preservação, para que não continuem a ser apenas palavras”.
A mostra pode ser apreciada até ao dia 25 de abril durante o horário de funcionamento do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.