Banner

flores amarelas num fundo preto

Cinco propostas para a semana de 13 a 19 de Fevereiro

12.02.2016

Mesmo com um tempo cinzento e alguma chuva, durante a próxima semana há muitas oportunidades para  descobrir mais um pouco sobre o mundo natural. A Wilder dá-lhe cinco sugestões para aproveitar melhor estes dias.

 

O Inverno no Parque de Serralves: No sábado à tarde, pelas 15h30, uma visita sazonal para conhecer aspectos deslumbrantes dos dias frios de Inverno no Parque de Serralves, no Porto. Por exemplo, as flores magníficas das camélias e das magnólias que se podem observar nesta altura do ano.

Aqui tem mais informações e os bilhetes podem ser adquiridos no site.

 

De olho nas aves do Tejo: No domingo de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, um grupo de técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) juntam-se para observar as aves do Parque Tejo, junto à Ponte Vasco da Gama. Esta é uma oportunidade ideal para quem se está a iniciar neste tipo de actividades, bastando aparecer no local e ficar o tempo que quiser (recomenda-se cerca de uma hora).

Saiba mais aqui.

 

À descoberta das aves e das plantas do Jardim da Gulbenkian: No domingo, o jardim da Gulbenkian recebe duas visitas especiais. Às 10h30, haverá um passeio guiado por João E. Rabaça, da Universidade de Évora, para dar a conhecer as aves, os cantos e os rituais de acasalamento, na época que está agora a começar. Ao início da tarde, é a vez de Fernando Catarino guiar todos os interessados na vida sexual das plantas, num passeio pelo jardim para ficar a conhecer alguns mistérios do mundo vegetal.

Pode saber mais aqui e aqui. E no site Descobrir, da Gulbenkian, é possível adquirir os bilhetes.

 

Fotografias da vida selvagem nocturna, em exposição: Corujas-das-torres, bufos-pequenos, anfíbios, salamandras, ginetas e raposas. São muitas as espécies nocturnas que Nuno Xavier Moreira fotografa durante a noite e que pode agora conhecer numa exposição do Parque Biológico de Gaia, até ao final de Março.

Saiba mais aqui.

 

Conheça o papel dos insectos na investigação criminal: Os insectos são o tema deste mês nos “60 Minutos de Conversa”, organizados uma vez por mês pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Desta vez, na próxima quinta-feira ao final da tarde, Maria Teresa Rebelo vai falar da entomologia forense e do papel dos insectos nesta área da ciência.

Veja aqui mais informações.

 

[divider type=”thin”]

Se quiser conhecer outras actividades programadas para este mês, pode consultar a agenda da Wilder.

Se tiver informações sobre actividades ou eventos ligados ao mundo natural, pode enviar-nos para [email protected].

 

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.

Don't Miss