O Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se esta quinta-feira, mas em várias regiões do país há actividades para conhecer melhor estes ecossistemas, nos próximos dias. A Wilder sugere-lhe cinco passeios guiados que vai gostar de fazer.
- Estuário do Mondego: Este percurso pedestre é gratuito e realiza-se no sábado, 4 de Fevereiro, com o tema “Do estuário do Mondego, ao salgado da Fiqueira da Foz: impactos das alterações climáticas”. O ponto de partida é na Figueira da Foz, nos Armazéns de Lavos, Núcleo Museológico do Sal, e as inscrições são através do email nú[email protected]. Para conhecer mais pormenores, pode telefonar para 961695297.
- Estuário do Tejo: Realizado entre as 10h e as 17h, no próximo sábado, este “Passeio temático da charneca da Companhia das Lezírias até ao Estuário” é organizado pelo EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves). Está previsto acompanhamento por técnicos especializados, empréstimo de binóculos e acesso à exposição e lagoas do espaço. Mais informações aqui.
- Paul do Boquilobo: Situada na junção entre os concelhos da Golegã e de Torres Novas, esta zona húmida vai ser visitada no passeio guiado “No trilho do Boquilobo”, sábado, com início às 8h00 e ponto de encontro no Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Inclui uma sessão de anilhagem. Aqui pode saber mais.
- Paul de Tornada: Esta “Caminhada do Dia Mundial das Zonas Húmidas” realiza-se na Reserva Natural Local do Paul de Tornada, concelho das Caldas da Rainha, no próximo dia 4, e inclui empréstimo de binóculos e de guias de campo. Leia aqui para mais informações.
- Complexo Vulcânico das Sete Cidades: Este sábado às 9h30, tem início uma saída de campo para observação de aves na Ponte da Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel. Durante o passeio, irá falar-se sobre a importância das zonas húmidas para as espécies observadas. A actividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui.
[divider type=”thin”]Saiba mais.
Pode ainda consultar o programa completo das celebrações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, divulgado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Informe-se também sobre dez Zonas Húmidas portuguesas que deve conhecer.