Paulo Fernando Leitão quis saber de que espécie é uma borboleta que lhe entrou em casa, em Vilamoura, no Algarve. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Noturnas responde.
“Será possível identificarem esta borboleta que entrou cá em casa p’la fresta, mesmo com tudo fechado?”, perguntou Paulo Fernando Leitão, que achou engraçado o local escolhido por este lepidóptero para pousar. “Parece que queria boleia do planador do Duende Verde que construí (em Lego)”, comentou.
Este leitor explicou ainda que a borboleta “apresentava as asas cor de laranja” quando estava a voar.
Trata-se de uma borboleta da espécie Catocala nymphaea.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Trata-se de uma borboleta noturna cujas lagartas se alimentam das folhas dos carvalhos. Está presente em vários países europeus, incluindo Portugal, Grécia e sul de França, e ainda no Norte de África e na zona do Médio Oriente.
O padrão das asas anteriores, tal como sucede com outras espécies do género Catocala, lembra o rendilhado da casca de um tronco de árvore. Já as asas posteriores, que só por vezes ficam visíveis, são amareladas. As lagartas desta espécie alimentam-se de folhas de árvores que pertencem ao grupo dos carvalhos (Quercus sp.), como a azinheira (Quercus ilex).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.