A leitora Dulce d’Araújo fotografou esta planta na Azambuja a 21 de Fevereiro e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.
“Num passeio pelo campo, na Azambuja, encontrei estas flores que achei tão engraçadas, vindas de um trevo de 3 folhas. O que são?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma erva-pata (Oxalis pes-caprae).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Esta planta de flores amarelas é conhecida por vários nomes, como azedas, erva-pata, trevo-azedo, trevo-amarelo e erva-mijona (Oxalis pes-caprae L.).
É uma planta herbácea perene da família Oxalidaceae, originária da África do Sul.
Possui folhas trifoliadas em forma de coração e flores amarelas vibrantes que se abrem ao sol, sendo amplamente encontrada em campos, jardins e terrenos baldios.
Embora as suas flores típicas tenham cinco pétalas, podem ocorrer variações naturais, resultando em flores com mais pétalas e um aspeto mais dobrado. Essas alterações podem ser causadas por mutações espontâneas, variações genéticas ou fatores ambientais.
Apesar de sua aparência delicada, é considerada uma espécie invasora em várias regiões do mundo, incluindo em Portugal. Propaga-se principalmente por pequenos bolbos subterrâneos, o que torna o seu controlo bastante difícil.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.