PUB

Documentário Côa mais selvagem

Documentário “Côa mais selvagem” com sessões no Porto e na Guarda

20.12.2024

Depois de duas sessões de estreia em Lisboa no final de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento, o lado mais selvagem de Portugal vai agora chegar ao Porto e à Guarda com duas sessões abertas do documentário “Côa Mais Selvagem”, de João Cosme.

O Grande Vale do Côa e os esforços de rewilding realizados pela Rewilding Portugal nesta paisagem estão em destaque no documentário de natureza “Côa Mais Selvagem”.

O filme de 55 minutos acompanha a viagem do rio Côa na sua totalidade, dando a conhecer espécies, comportamentos, coexistência, funcionalidade e empreendedores que apoiam e alavancam este projeto.

Imagem do documentário “Côa mais selvagem”

Este é um documentário realizado por João Cosme, especialista neste segmento, com produção da Rewilding Portugal, com Fernando Teixeira como diretor de produção e narrado pela atriz Ana Varela.

A sessão na Guarda acontece primeiro, a 14 de janeiro, pelas 21h30, em parceria com o Cineclube da Guarda. A sessão será no Teatro Municipal da Guarda, no seu Pequeno Auditório. A entrada é gratuita e não necessita de reserva, mas é necessário passar na bilheteira do TMG a levantar o seu bilhete até ao dia anterior ao evento (13/01). A entrada será limitada à ocupação máxima da sala. Quem não puder levantar o bilhete com antecedência deve enviar email a reservar para o dia, para [email protected] .

Já a sessão no Porto será no dia 24 de janeiro, pelas 20h30, na Galeria da Biodiversidade no Porto, em parceria com o Museu da História Natural e da Ciência e com a Galeria da Biodiversidade, parte da rede dos Centros Ciência Viva. A entrada é gratuita e necessita de reserva, por email para [email protected] . A entrada será também limitada à ocupação máxima da sala.

Imagem do documentário “Côa mais selvagem”

Ambos os eventos terão depois da transmissão do filme uma sessão de esclarecimentos com o realizador do filme, João Cosme, e com o diretor executivo da Rewilding Portugal, Pedro Prata.

Nos próximos tempos deverão ser anunciadas novas datas em diferentes locais do país.

Aqui pode ver o trailer do documentário.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss