A leitora Fátima Pereira fotografou esta libélula no Parque da Cidade, Porto, a 16 de Julho e pediu ajuda na identificação. Albano Soares responde.
Trata-se de uma libélula-púrpura (Trithemis annulata).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Este é um macho de libélula-púrpura (Trithemis annulata).
Estes insectos são conhecidos por baixarem as asas quando pousam num ramo. Os machos têm tons violeta com linhas vermelhas nas asas e as fêmeas são amarelas e castanhas.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, que classifica a libélula-púrpura como Pouco Preocupante no que respeita ao risco de extinção, esta é uma das libélulas mais comuns em África, na Arábia e nos países mediterrânicos. A espécie tem-se vindo a expandir para norte devido às alterações climáticas.
Esta libélula adapta-se facilmente a diferentes tipos de habitat e por isso pode ser observada junto de diferentes zonas húmidas.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.