Partilhe as suas observações e descobertas de Primavera para o email [email protected]. Vamos fazer um retrato para mostrar como é a Primavera nas várias regiões do nosso país. Hoje, o registo do Centro PINUS na Mata Nacional do Valado.
“O pinhal-bravo durante a primavera é pautado por um subcoberto colorido, aromático e diversificado, sendo, a par do outono, uma das melhores alturas do ano para conhecer a riqueza silvestre associada ao pinheiro-bravo”, escreveu Marília Moura, do Centro PINUS.
Na Mata Nacional de Valado, no concelho da Nazaré, o Centro PINUS recolheu alguns registos fotográficos da biodiversidade florística existente nesta estação do ano.
“A nossa sugestão é descobrir a natureza dos pinhais que existem ao longo da costa portuguesa, bem como nas áreas de montanha das regiões norte e centro, através de um percurso pedestre ou num passeio de bicicleta.”
“Outra possibilidade é recriar a tradição portuguesa de reunir a família e os amigos num piquenique à sombra da caruma verde e dos aromas frescos dos pinheiros.”
“Nestas fotografias espreitam jovens pinhas em formação, flores, fungos e líquenes em forma de coral, entre solos atapetados por urzes, tojos e lavandas, abundantemente visitados por polinizadores em busca da sua colheita diária de néctar.”
Algumas das espécies presentes nas fotografias são a carqueja (Pterospartum tridentatum), o cebolinho-de-flor-azul (Muscari comosum), lágrimas-da-primavera (Leucojum trichophyllum) e abrótea-tardia (Asphodelus serotius).
E como é a sua Primavera? Partilhe as suas observações e descobertas de Primavera para o email [email protected].
E aqui fica inspiração: Sete coisas a acontecer na Primavera para procurar