Todas as sextas-feiras chega à Wilder um novo peixe marinho, criado pelo biólogo e ilustrador naturalista Pedro Salgado, dando forma a um catálogo ilustrado de espécies fascinantes.
Nome comum: salmonete
Nome científico: Mullus surmuletus
Técnicas usadas: Grafite, tinta da china, pó de maquilhagem, guache
Mais sobre esta espécie: O salmonete, da família Mullidae, varia, em média, entre os 20 e os 25 centímetros de comprimento e pode pesar até um quilo. Tem o dorso carmesim e ventre rosado, estriado por riscas amareladas, que se estendem longitudinalmente ao longo do corpo. Os barbilhos, órgãos sensoriais que usa para vasculhar a areia do fundo marinho e descobrir as presas, são maiores dos que as barbatanas peitorais.
Este peixe, que se reúne em cardumes, prefere os fundos rochosos, arenosos e lodosos e costuma refugiar-se pertos das reentrâncias formadas pelos rochedos junto à areia.
Reproduz-se de Maio a Julho, no oceano Atlântico, e de Março a Julho, no Mar Mediterrâneo. Os ovos e as larvas são pelágicos, por natureza, e os juvenis permanecem nas imediações da coluna de água e só se mudam para as profundezas marinhas quando atingem a maioridade.
Saiba mais aqui sobre a série “Peixe da Semana”.