O Governo federal australiano vai apresentar dentro de meses a sua estratégia para aumentar a cobertura arbórea nas cidades, com metas por década. A ideia é reduzir o calor em meio urbano e melhorar a saúde dos cidadãos.
O ministro australiano do Ambiente, Greg Hunt, disse hoje aos jornalistas numa conferência de imprensa em Sidney que pretende ter o plano concluído dentro de 18 meses, noticia o jornal The Guardian. Durante este ano e o próximo, o Governo irá trabalhar lado a lado com as cidades para definir metas por década, até 2050, para criar um coberto arbóreo urbano que reduza o calor e melhore a saúde das pessoas.
“A nossa missão é estabelecer essas metas e aumentá-las progressivamente ao longo das décadas”, disse Hunt, citado por aquele jornal.
Actualmente, a Austrália já tem em curso outras iniciativas, como o programa 20 Million Trees e o programa Green Army.
O anúncio foi bem recebido pela Fundação Australiana para a Conservação. “Estamos entre as populações mais urbanizadas do planeta, onde cada vez mais pessoas vivem em cidades”, comentou Paul Sinclair, da fundação, lembrando a importância da aposta nos espaços verdes urbanos.