A leitora Monique Saldanha encontrou esta borboleta a 5 de Setembro em Almoster, Santarém, e pediu para saber qual é a espécie. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Encontrei agora mesmo (5 de Setembro) na porta da cozinha e entrou dentro de casa. 5 setembro 2023, em Almoster, Santarém. As horas: por volta 21h50. Linda!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma borboleta Lasiocampa quercus.
Espécie identificada e texto por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“Trata-se de uma Lasiocampa quercus fêmea”, explicou a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
A Lasiocampa quercus é uma espécie descrita em 1758 e pertence à família Lasiocampidae (tal como a borboleta Lasiocampa trifolii que já foi identificada no “Que Espécie é Esta”).
Os machos adultos podem chegar aos 70 milímetros e as fêmeas aos 99 milímetros.
Esta borboleta, que ocorre quase por toda a Europa, está em voo, na fase adulta, no Verão. Passa o Inverno enquanto lagarta e pode ser vista em arbustos ou árvores não muito grandes no Outono e princípios da Primavera.
A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas preparou uma ficha de campo dedicada a estas borboletas.
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.