O leitor Pedro Moreira fotografou esta lagarta a 18 de Novembro em Alheira, Pedroso, Vila Nova de Gaia, e quis saber qual a espécie a que pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Gostaria de saber se me conseguem ajudar. Hoje (18 de Novembro) encontrei esta lagarta no jardim de minha casa. Uma vez que tenho cães fiquei bastante preocupado por parecer mesmo a temida lagarta do pinheiro. Conseguem confirmar? Apareceu sozinha e depois de termos andado a trabalhar numa pequena horta”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma lagarta da borboleta nocturna Acronicta rumicis.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“Trata-se de uma lagarta de Acronicta rumicis. É comum vê-las nesta altura do ano, mesmo em ambientes urbanos, a alimentarem-se de herbáceas”, explicou a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma borboleta que podemos ver a voar entre Abril e Agosto. As lagartas alimentam-se de várias espécies de ervas e pequenos arbustos entre Maio e Outubro.
As pupas hibernam durante os meses mais frios do ano.
Esta espécie ocorre na Europa, no Norte de África e em algumas zonas da Ásia.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.