A leitora Virgínia Millefiori fotografou esta lagarta a 7 de Novembro em Esmoriz e pediu para saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Encontrei esta lagarta hoje (7 de Novembro) no caminho para a padaria, em Esmoriz. Que encontro! Quem é esta beleza? Vivo em Esmoriz. Tenho 48 anos. Sou professora e contadora de histórias”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da borboleta nocturna Orgyia antiqua.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma lagarta de uma borboleta nocturna da família Erebidae.
Alimenta-se de várias espécies de arbustos.
Os machos adultos têm quatro asas castanhas de aspecto aveludado com um ponto branco junto à margem posterior de cada uma das asas anteriores.
As fêmeas só parecem cabeça, tórax e abdómen, sem quaisquer vestígios de asas, a maior parte das vezes nem se quer se afastam do casulo, de onde libertam feromonas para atrair os machos para a cópula.
“É inofensiva. Contudo, por precaução, o melhor será nunca manusear com as mãos desprotegidas”, segundo a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.