O leitor Carlos Gaspar fotografou esta lagarta a 10 de Outubro em Fátima e quis saber a que espécie pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Encontrei esta lagarta num parque infantil (Fátima, a 10/10/2023) e fiquei curioso em saber exatamente de que espécie se trata e se é inofensiva para as crianças. A sua aparência cativou desde logo a atenção do meu pequeno, mas motivou alguma preocupação/ apreensão da minha parte. Prometi que ia tentar saber de que lagarta se tratava e estou em dívida com ele! (Sim, ele tem cobrado isso!) Ainda “perguntei ao Google” mas respondeu-me com pouca certeza… Como fazem um excelente trabalho, espero e agradeço atenciosamente a vossa ajuda”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da lagarta da borboleta Calliteara pudibunda.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“É uma lagarta de Calliteara pudibunda. Tanto quanto sei, a lagarta não produz reações alérgicas em humanos. Contudo, não aconselho o manuseamento…”, disse a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma espécie que pertence à família Erebidae. Ocorre na Europa e também na China e Vietname.
Foi descrita para a Ciência em 1758 por Carl Linnaeus.
Os adultos, que voam entre Abril e Junho, têm uma envergadura de asa entre os 40 e os 60 milímetros. Estes são, normalmente, em tons creme com manchas castanhas.
As lagartas, em tons de amarelo-limão – mas também podem ser violetas, cinzentas ou amarelo-acastanhado -, alimentam-se de folhas de carvalhos, salgueiros e de espécies Crataegus.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.