Banner

Estorninho-preto

Que espécie é esta: estorninho-preto

09.10.2023

O leitor João Eduardo Reis de Barros fotografou esta ave a 3 de Outubro na Mourisca-Sado, Setúbal, e quis saber qual a espécie a que pertence. Gonçalo Elias responde.

“Anexo a foto de uma ave que fotografei no passado dia 3 de Outubro na Mourisca-Sado (Setúbal) e para a qual solicito a vossa atenção no sentido de a identificar”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um estorninho-preto (Sturnus unicolor).

Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

A ave da foto é um estorninho-preto Sturnus unicolor com leucismo parcial. Leucismo é uma condição genética, causada por um gene recessivo, que tem como resultado a ausência de pigmento em certas partes do corpo – neste caso nas penas, que assim ficam brancas.

À primeira vista, o estorninho pode confundir-se com um melro-preto. Contudo, uma visão atenta permite distinguir as duas espécies: o estorninho tem a cauda mais curta, a plumagem brilhante (e não baça) e as patas rosadas ou avermelhadas. O seu voo é rápido e directo, como uma seta.

Esta espécie é fácil de observar, pois gosta de pousar em sítios altos de forma bem visível. Entre os locais habituais que são usados como poisos refiram-se: telhados, chaminés, antenas, postes e cabos aéreos.

Uma curiosidade sobre o estorninho-preto é que o seu bico pode mudar de cor durante o Verão: de facto, durante uns meses perde a cor amarela e fica preto, mas a partir do Outono volta a ficar amarelo. Outro aspecto interessante é que após a muda das penas (que acontece precisamente em Julho ou Agosto), estas aves ficam com pequenas pintas brancas na plumagem, mas estas também desaparecerão ao longo do Inverno.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss