O leitor João de Araújo observou este insecto a 6 de Abril na Mata Nacional da Machada, Barreiro, e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.
“Parece-me uma mosca mas nunca vi uma tão grande (cerca de 2 cm)”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma mosca da família Asilidae.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
Esta é uma mosca da família Asilidae. Dentro dos Asilidae, pertence à subfamília Asilinae, um grupo muito diverso na Península Ibérica e ainda pouco estudado e por isso de difícil identificação.
Os asilídeos são insectos predadores tanto na fase adulta como larvar. Variam marcadamente em tamanho, com os adultos de algumas espécies a chegar apenas aos 3 mm de comprimento, enquanto outras atingem dimensões muito maiores, chegando aos 50 mm.
Predam também uma grande variedade de animais, desde pequenos ácaros e colêmbolos, até insectos maiores como borboletas e libélulas.
As larvas desenvolvem-se no solo e em madeira em decomposição onde predam sobretudo larvas de outros insectos.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.