A leitora Maria João Vianna encontrou esta cobra a 24 de Abril em Areias, Ferreira do Zêzere, e pediu ajuda na identificação da espécie. Diogo Parrinha responde.
“Consegui tirar uma foto desta cobra, que estava perto do muro de pedra que circunda a minha propriedade. Teria cerca de metro e meio e fugiu quando tentava tirar uma foto mais próximo. Moramos em Areias, Ferreira do Zêzere, e ficamos felizes por haver uma diversidade enorme de fauna selvagem. Apareceu uma cobra da mesma espécie na relva, com cerca de 20 cm mas já morta. Penso que terá sido o meu gato o responsável”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma cobra-de-ferradura (Hemorrhois hippocrepis).
Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.
A serpente é identificável pelo padrão formado por grandes manchas ovaladas e espaçadas. Nos flancos surgem manchas mais pequenas que alternam com as manchas dorsais.
Os adultos das cobras-de-ferradura tendem a alimentar-se de ratos tendo por isso um papel bastante útil, contribuindo para a limitação de potenciais doenças transmissíveis aos seres humanos.
É uma serpente muito comum em Portugal e não-venenosa. A mordedura pode ser dolorosa mas não apresenta complicações.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.