A leitora Dora Araújo encontrou esta cobra a 31 de Agosto em Fragoso, Barcelos, e pediu ajuda na identificação da espécie. José Carlos Brito responde.
“Acabei de encontrar a cobra da foto dentro da garagem. Pelo que pesquisei pode ser uma cobra de colar mediterrânica. É estranho que não tenho qualquer ponto de água perto de casa. Como neste momento passamos uma grande e grave seca estará ela à procura de água? Como devo proceder com o animal? Deixa lá ao pé de um rio?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma cobra-d’água-de-colar-mediterrânica (Natrix astreptophora).
Espécie identificada e texto por: José Carlos Brito, especialista em répteis no BIOPOLIS-CIBIO.
Trata-se de um juvenil de cobra-de-água-de-colar (Natrix astreptophora), facilmente identificável pela presença no pescoço de uma larga banda anelada de coloração amarela, entre duas grandes manchas negras. Esta banda tende a desvanecer com o crescimento.
É uma serpente totalmente inofensiva. Geralmente encontra-se na proximidade de água, mas ao contrário da congénere cobra-de-água-viperina, pode ser encontrada relativamente longe de água. Será provavelmente o caso deste juvenil, o qual se terá afastado mais da água durante o processo de dispersão que caracteriza esta faixa etária.
O melhor será devolvê-la junto a um ponto de água próximo, mas libertá-la perto do local de captura original também será uma boa opção.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.