O leitor Rúben Rocha viu este anfíbio em Viseu-Resende a 25 de Setembro e quis saber qual a espécie. Rui Rebelo responde.
“Gostaria de saber que espécie de anfíbio (rã?) é esta encontrada num terreno junto a um tanque de água no norte de Portugal (Viseu-Resende)”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um sapo-parteiro (Alytes obstetricans).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
É um sapo-parteiro comum, Alytes obstetricans. E é muito pequeno – muito provavelmente tinha concluído a metamorfose há pouco tempo, já no fim do Verão. O que é normal para a região de Viseu.
Esta é uma espécie muito vulnerável às várias doenças que têm causado o declínio dos anfíbios a nível mundial (e também em Portugal). As populações saudáveis e que produzam juvenis (como esta) devem ser conservadas.
Os machos desta espécie carregam um fio de ovos fertilizados, enrolados à volta das pernas, para os proteger de predadores.
Esta espécie prefere massas de água permanente, como ribeiros, charcos e tanques.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.