O leitor Mateus Moraes encontrou este fungo em Niterói, Brasil, a 31 de Outubro e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Gostaria de solicitar uma ajuda na identificação de um cogumelo que avistei ontem (31 de Outubro) em meu quintal, por gentileza (…). A observação foi feita em 31/10/2022. Estamos na Primavera aqui”, escreveu o leitor à Wilder. Mateus Moraes deu ainda estas informações:
Substrato: tronco de um coqueiro em estado de decomposição
Região: Niterói – Rio de Janeiro – Brasil
Bioma: Mata Atlântica
Coloração do “chapéu”: amarelo claro
“Infelizmente não consegui fotografar a parte inferior (lamelas), pois estava com muitos insetos, mas seguem algumas fotos:
Tratar-se-á de um Volvariella bombycina.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Deverá tratar-se de uma Volvariella bombycina.
São fungos que frutificam normalmente sobre troncos de árvores.
Possuem um véu universal membranoso – similar a um ovo, onde, no interior, se desenvolve o cogumelo.
Na maturação, o cogumelo rompe esse véu. Os restos de véu que ficam na base do pé resultam num saco membranoso designado por volva.
O chapéu é normalmente convexo, aplanando-se na maturação e possui com frequência as margens enroladas e possui ainda pequenas escamas na parte superior, sobre a cutícula.
As lâminas são brancas no início e rosadas na maturação, além de muito apertadas. Não têm anel.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.